recent posts

banner image

Pet Terapia, você sabe os efeitos dela?


   
 É difícil não sorrir ao ver um cãozinho querendo atenção e carinho. É gostoso vê-lo feliz, esperando mais um minuto de brincadeira com a bola ou esperando um carinho ao chegar.
   Estudos já provaram que estes animais são mais que “melhores amigos do homem”, eles são capazes de ajudar no tratamento de vários tipos de doenças psíquicas e físicas. Há alguns anos, cães-terapeutas vêm sendo levados a hospitais, asilos ou casas de doentes para auxiliar no tratamento de doenças como depressão e câncer.
   Os animais ajudam a quebrar a solidão e depressão que muitos pacientes sentem. Dar carinho em um cão pode reduzir a pressão arterial, exercitar e alongar mãos e braços, além de estabelecer a troca voluntária de afeto.
    Atualmente, este tipo de terapia já ocupa seu lugar na Ciência. A ONG americana Delta Society, dedicada a terapia animal assistida, mostra em seu site mais de cem estudos sobre o assunto. Um dos mais significativos foi publicado em 1995, no American Journal of Cardiology, e prova que o convívio com animais ajuda no controle do stress, diminui a pressão arterial e reduz os riscos de problemas cardiovasculares. Nove pesquisas tratam sobre o mal de Alzheimer. A mais recente, de dezembro de 2003, foi feita nos Estados Unidos com 15 portadores da doença. Os resultados foram positivos e os pacientes tiveram melhoras expressivas no convívio social e ficaram menos agitados.
   Em entrevista realizada pela revista Veja, o zootecnista Alexandre Rossi afirma que os resultados positivos estão ligados à liberação de serotonina provocada pelo contato com os animais. Esta substância proporciona prazer e reforça as defesas do organismo, fundamental para pessoas idosas. Ao cuidar de animais de estimação, as pessoas se sentem úteis e voltam suas atenções para o presente, deixando de lado suas frustrações, o que causa efeitos positivos sobre o ânimo e a saúde orgânica.

   O animal é a ponte entre o tratamento e o paciente. Nessa ponte que se dá o encontro entre paciente, colaborador e médico. Ele é o instrumento mais valioso entre o mundo isolado da pessoa e o meio social em que ela vive, é ele que aflora os sentimentos e abre portas. É aquela parte de todos nós que não está contaminada por conceitos. É espontânea e de alguma forma transforma os sentimentos. O animal tem o poder de trazer momentos relaxantes, fazer sorrir e fazer feliz.
Pet Terapia, você sabe os efeitos dela? Pet Terapia, você sabe os efeitos dela? Reviewed by Dr. AuAu on 07:06 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.